segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Educação a distância


Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.

É uma modalidade de ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet, mas também podem ser utilizados o correio, o vídeo, o telefone e tecnologias semelhantes.

Na expressão "ensino a distância" a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância).

As tecnologias interativas, sobretudo, vêm evidenciando, na educação a distância, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de educação: a interação e a interlocução entre todos os que estão envolvidos nesse processo.

Na medida em que avançam as tecnologias de comunicação virtual (que conectam pessoas que estão distantes fisicamente como a Internet, telecomunicações, videoconferência, redes de alta velocidade) o conceito de presencialidade também se altera. Poderemos ter professores externos compartilhando determinadas aulas, um professor de fora "entrando" com sua imagem e voz, na aula de outro professor... Haverá, assim, um intercâmbio maior de saberes, possibilitando que cada professor colabore, com seus conhecimentos específicos, no processo de construção do conhecimento, muitas vezes a distância.

O conceito de curso, de aula também muda. Hoje, ainda entendemos por aula um espaço e um tempo determinados. Mas, esse tempo e esse espaço, cada vez mais, serão flexíveis. O professor continuará "dando aula", e enriquecerá esse processo com as possibilidades que as tecnologias interativas proporcionam: para receber e responder mensagens dos alunos, criar listas de discussão e alimentar continuamente os debates e pesquisas com textos, páginas da Internet, até mesmo fora do horário específico da aula. Há uma possibilidade cada vez mais acentuada de estarmos todos presentes em muitos tempos e espaços diferentes. Assim, tanto professores quanto alunos estarão motivados, entendendo "aula" como pesquisa e intercâmbio. Nesse processo, o papel do professor vem sendo redimensionado e cada vez mais ele se torna um supervisor, um animador, um incentivador dos alunos na instigante aventura do conhecimento.

O Ambiente e Socialização com a Nova Tecnologia /EAD


Educação EAD/chega ao século XXI, por meio das Ferramentas Tecnológicas


A grande vantagem da EAD/UFJF é que ela democratiza o acesso a educação, já que em regiões menos favorecidas de oportunidades (caso da nossa ) pode-se ter acesso a todo tipo de curso; em escolas do país ou estrangeiras, e o melhor ... a um custo (pessoal inclusive) de graça, pois o estudante não precisa abandonar suas atividades profissionais , família e cidade, o ritmo dos estudos é dado pelo próprio estudante. O próprio governo federal (através do MEC , que criou uma Secretaria específica para EAD) já reconheceu a importância da modalidade e autorizou o funcionamento legal * de cursos médios e superiores no Brasil (alguns detalhes ainda tem que ser regulamentados), várias escolas de renome como UFJF.Portanto é preciso dizer que a EAD não acaba com o ensino presencial tradicional , este continuará existindo (pelo menos por um bom tempo...) , o perfil do estudante que se utiliza de EAD é o de um estudante interessado, maduro, disciplinado, organizado, muito ocupado com afazeres outros ou isolado geograficamente . A EAD aparece como uma alternativa ou complemento ao tradicional ensino presencial e demandará em breve uma grande quantidade de profissionais especializados em suas técnicas e ferramentas . Os cursos a distância não são novidade e já são utilizados a dezenas de anos, a grande novidade porém está na eficiência que os novos recursos tecnológicos estão conferindo aos cursos em tal modalidade , antes “marginalizados” e aplicáveis apenas a cursos profissionalizantes livres. Hoje o reconhecimento do valor da EAD estendeu os horizontes dos cursos aos mais altos níveis da educação formal ; os cursos superiores, da graduação ao pós - doutorado, e o mais importante, em instituições tradicionais do mundo todo. Perceber e assimilar esta “onda” neste momento é equivalente ao que aconteceu aos primeiros que perceberam a potencialidade dos microcomputadores, ou ainda aos primeiros empreendedores da INTERNET que fez milionários “da noite para o dia” (e continua fazendo) , pode significar a vanguarda e uma posição futura privilegiada. A EAD utiliza-se de vários meios e tecnologias , porém a que mais nos interessa por estar diretamente relacionada ao nosso campo profissional é conhecida por EDMC (Educação a Distância Mediada por Computador) , onde o conjunto COMPUTADOR / INTERNET é o instrumento base do processo ensino–aprendizagem .

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA É TEMA DE UMA SÉRIE DE RESPORTAGENS.

Aprofunde mais sobre a temática "A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL", lendo e assistindo as reportagens. Acesse o link.

PLATAFORMA MOODLE - Ambiente Virtual de Aprendizagem

A Educação a Distância é uma modalidade de educação, que traz para a sociedade uma forma inovadora de fazer educação e para potencializar este processo, nós temos à disponibilidade da comunidade acadêmica os AVAs – Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Como exemplo, temos a plataforma Moodle, um software livre que oferece aos atores do processo de ensino aprendizagem, ferramentas diversas que permitem o máximo de interação e desenvolvimento de trabalhos cooperativos e colaborativos.

A plataforma Moodle oferece aos usuários ferramentas para disponibilizar material didático virtual para os alunos e links para outros sites na web: o professor pode disponibilizar arquivos de texto, de áudio, de vídeo, links para outros sites como o you tube, sites educacionais, dentre outros. O professor pode estar também administrando atividades escritas, testes e exercícios, pois tem espaço para os alunos enviarem arquivos diversos ao professor.

O espaço do fórum é, na minha opinião, o espaço mais dinâmico, a sala de aula na EAD, uma vez que, o aluno realmente tem a oportunidade de discutir, intervir na discussão, de produzir o conhecimento através da leitura dos comentários dos colegas, da revisão dos seus próprios conceitos, é um ambiente realmente instigante. Neste processo os alunos passam a ter maior responsabilidade sobre a construção do seu próprio conhecimento, o que exige disciplina e um certo grau de maturidade.

Na modalidade EAD a comunicação é fundamental, portanto a plataforma Moodle oferece inúmeros espaços de comunicação para os seus usuários: mensagens, emails, chats e mural.

E para finalizar a plataforma possibilita o acompanhamento e avaliação do progresso dos alunos pelos professores e/ou tutores. A ferramenta log, por exemplo, permite o monitoramento do tempo, período e duração do acesso, bem como os arquivos acessados.

Portanto, vontade de aprender e vencer na vida associados às funcionalidades da plataforma Moodle, tem como resultado um diploma na mão e sucesso profissional.


Referências:

CAMPOS, Fernanda C. A., COSTA, Rosa M. E., SANTOS, Neide. Fundamentos da Educação a Distância, Mídias e Ambientes Virtuais. Juiz de Fora: Editar, 2007.