domingo, 20 de dezembro de 2009

SAIBA MAIS ... AQUI TEM TUDO DE BOM... A INFORMAÇÃO CHEGA NA HORA CERTA

PEDAGOGIA DA AUTORIA

Especialistas em educação são unânimes em reconhecer que as novas tecnologias da informação e da comunicação revolucionaram a educação a distância, possibilitando interações que abrem caminho para processos educacionais com elevado padrão de qualidade e que se refletem na educação presencial, dando-lhe uma nova dinâmica. Podemos considerar que evoluímos quando não adjetivarmos mais a educação com presença ou distância e soubermos integrar harmoniosamente espaços e tempos de aprendizagem, trabalho individual e colaborativo, a produção de textos,sons e imagens. Trata-se de aprender de forma intencional, profunda e ética, valorizando os sujeitos – educadores e alunos. Para vencer esse desafio sempre adiado de valorização dos sujeitos, posto há muito por grandes educadores, o texto propõe a pedagogia da autoria, partindo do programa TV Escola e do curso Mídias na Educação, mas indicando sua relevância em todos os processos educacionais, inclusive na formação profissional.

1. EDUCAR EM UM MUNDO SEM DISTÂNCIAS

O final do século XX mudou definitivamente a educação a distância. As tecnologias da informação e da comunicação – TICs – trouxeram contribuições essenciais ao processo de educar e educar-se a distância, especialmente ao possibilitar interações síncronas e assíncronas de alunos e tutores (professores ou orientadores, dependendo do projeto) e de alunos entre si, prática que favorece o trabalho colaborativo.
Em decorrência dessas interações, todo o processo educacional passou a exigir revisão de paradigmas: planejamento, gestão, profissionais multidisciplinares, materiais didáticos, infra- estrutura, avaliações, relação tutor/ alunos, arquitetura da escola, investimentos. Todos os componentes da educação vêm sendo aperfeiçoados na perspectiva de colocar o aprendiz no centro do projeto educacional.
Na educação a distância contemporânea, a busca pela qualidade repele a massificação que caracterizou os cursos por correspondência de décadas passadas e investe em um atendimento mais personalizado, capaz de valorizar as múltiplas inteligências do ser humano.
Mas não foi só a educação a distância que mudou. A inserção das TICs na escolas – assim como em hospitais, empresas, bancos, supermercados, fábricas e em todas as atividades humanas – revigora a forma como se faz educação presencial. De fato, técnicas e metodologias de educação a distância passam a ser incorporadas ao dia-a-dia da escola, anunciando uma outra evolução: a integração entre presença e distância. Assim, derrubam-se as
fronteiras físicas da escola, abrem-se caminhos para novas fontes de pesquisa e conhecimento, ampliam-se os espaços educacionais, combinam-se momentos presenciais com virtuais, renova- se o papel de professores e gestores comprometidos com a concretização de uma educação contextualizada e de qualidade.
Nesse cenário e com o aumento do uso das redes, de equipamentos como as web-cams e de possibilidades de encontros síncronos, nota-se um esgotamento da expressão “educação a distância”.
Em alguns países, a denominação educação a distância está sendo abolida, para representar um projeto educacional mediado por tecnologias em que as interações ora são presenciais, ora a distância: na Suécia, é educação flexível, na Inglaterra, educação combinada; na China, educação móvel.
A verdadeira evolução será quando não for preciso adjetivar a educação com presencial ou a distância: simplesmente educação. Infelizmente, o Brasil não está pronto para essa evolução: ainda discutimos legislação específica para EAD; ainda há perguntas sobre quanto deve ser o percentual para um curso ser considerado a distância ou presencial; ainda há dúvidas, mesmo em universidades, sobre haver ou não qualidade em um curso a distância; ainda são escassos e espasmódicos os investimentos em infra-estrutura tecnológica nas instituições públicas; as licenciaturas continuam diplomando professores sem domínio de diferentes linguagens e tecnologias; ainda não conseguimos sensibilizar as agências reguladoras e as empresas de telecomunicações para a importância de tarifas diferenciadas, o mais possível próximo de zero, para a área de educação; ainda falta aos estudantes a cultura de estudar de modo autônomo, independente e responsável; ainda não temos um laboratório em cada escola pública quanto mais computadores em cada sala de aula...
Nada disso, no entanto, deve ser motivo para desânimo. O panorama no país mostra experiências animadoras em educação básica, técnica, tecnológica, graduação, pós-graduação e corporativa, em instituições públicas e privadas.
A comparação entre o que há para ser feito e os bons resultados já alcançados deve motivar o país a definir políticas públicas para vencer desafios. E os principais desafios são:
(1) a universalização da educação básica e a expansão da educação superior; (2) a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes salário, formação continuada e condições de trabalho; (3) a adoção de modelos pedagógicos que efetivamente coloquem o aluno como foco da aprendizagem, garantindo elevado padrão de qualidade em todos os níveis, modalidades e etapas e (4) a democratização do acesso às tecnologias nas escolas, na perspectiva da inclusão digital da população1.

Carmen Moreira de Castro Neves - EDIÇÃO: OSANA S. P. FONSECA -





Percebe-se que nosso curso a distância - Aperfeiçoa o profissional em relação as tendências tecnológicas, capacitando-o quanto ao conhecimento da influência estratégica dos sistemas de informação nos procedimentos operacionais das organizações e a importância dos sistemas de informação na gestão educacional.

Osana Santana Prado Fonseca - Pedagoga - Buritis

PROJETO PEDAGÓGICO – MAPA CONCEITUAL - Elaborado por Osana SAntana Prado Fonseca - Pedagoga

PROJETO PEDAGÓGICO – MAPA CONCEITUAL

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UFJF

1.IDENTIFICAÇÃO: Mapa Conceitual com ênfase na compreensão dos textos.

2.DESCRIÇÃO: É destinado aos alunos do curso de Pós-graduação da UFJF.

3.JUSTIFICATIVA: Este foi motivado pelo desejo de promover, de forma dinâmica, uma maior conscientização da importância do texto graficamente estruturado de uma grande diversidade de assuntos. Aprendendo esta técnica poderemos aplicá-la ao estudo do material pedagógico deste curso, com proveito, sendo que faz parte do processo pedagógico.

4.ÁREA DE INFLUÊNCIA: Informática, Área pedagógica – Incluindo todo corpo docente, Jornalismo, Língua Portuguesa, Artes, etc...

5.OBJETIVO GERAL: Facilitar a compreensão dos textos, representados graficamente.

6.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Reconhecer a importância dos textos;
- Estimular o aluno na leitura dinâmica, através da representação gráfica;
- Convívio e a interação do aluno com o ambiente gráfico, e com os várias ferramentas;
- Reconhecer a hierarquia e estruturação de um texto;
- Organizar as idéias de um texto;

7.RECURSOS:
- Textos, entrevistas, etc...
- Folha de papel,
- Lápis e borracha;
- Máquina fotográfica
- Programas de computador pra execução do mapa;


8.PROCESSAMENTO:
- Na 1ª etapa os alunos da UFJF colherão informações através das apostilas e lerão os textos da plataforma.
- Na 2ª etapa haverá a conclusão das leituras feitas com elaboração do histórico documental, confecção do mostruário dos mapas e seus respectivos nomes e usos; Após a confecção do mapa, fotos do mapa, representação gráfica, estrutura, preposições, e mapa com localização.
- E na 3ª etapa a culminância em 22/12 com apresentação do histórico documental, enviado por e-mail a UFJF, exposição de painéis informativos, no novo Blog da UFJF do grupo 4, da disciplina TICEF.

9.CRONOGRAMA: De 12/12/2009 à 22/12/2009
- De 12 à 15 Divulgação do projeto e desenvolvimento da 1ª etapa
- De 18 à 21 Realização de atividades da 2ª etapa
- Dia 22/12 Culminância do projeto

10.AVALIAÇÃO:
Pretende-se avaliar as habilidades e dificuldades dos alunos:
- Capacidade de selecionar, organizar as informações
- Compromisso em todas as etapas
- Espírito de equipe
- Articulação de idéias
- Produção de texto
- Expressão virtual.

EAD - Educação a Distância

Blogs

Os blogs são formados por idéias, conceitos, pensamentos... Então podemos entrar e publicar no espaço criado nossas idéias e nossas metas... Somos profissionais formados cheios de novas idéias e motivados a avançar dia a dia... Sejamos perseverantes em todas as coisas...

Osana