sexta-feira, 16 de abril de 2010

OFICINA PESQUISA – PARTE 3

Pólo: Buritis

Aluno: Osana Santana Prado Fonseca






. Tema – Leitura e Escrita

O tema definido é Leitura e Escrita. Será desenvolvido por mim Coordenadora, juntamente com a professora Simone e com a professora Jucilene, professores do Projeto AABB COMUNIDADE, para os alunos das aulas de reforço do ensino fundamental, dentro da disciplina Português e matemática.





Objetivos -

O objetivo da pesquisa é tornar clara a interpretação de textos, a melhoria na caligrafia das crianças. Nossa expectativa é que o resultado da pesquisa seja suficiente para que os alunos possam construir texto, interpretar problemas de matemática. O interesse, com isto, é criar no aluno uma consciência crítica sobre este tema que aflige a interpretação, não só das disciplinas mas também em futuros concursos, enfim a interpretação é para a vida.





3. Usaremos como buscador padrão, entre alternativas possíveis (Yahoo etc.), o Google. Veja, no ambiente da disciplina (Unidade 3), no material de apoio, as “Dicas de como Usar o Google”. Comece utilizando as formas básicas de busca: palavras soltas, palavras alternativas, frases exatas, uma palavra menos ou mais outra, duas palavras com o sinônimo da segunda etc. Relacione abaixo suas expressões de busca.

Exemplos:

Leitura e escrita (ou seja, as duas palavras; tanto “Leitura ” quanto “escrita”) - Resultados 1 - 10 de aproximadamente 12.300.000 para leitura (0,27 segundos)

“Leitura e Escrita ” (ou seja, refinando a busca com a frase “Leitura e Escrita”) - Resultados 1 - 10 de aproximadamente 442.000 para leitura e Escrita (0,27 segundos)

"Leitura e Escrita" + importância (ou seja, a expressão “Leitura e Escrita” e a expressão “importância”) Resultados 1 - 10 de aproximadamente 263.000 para importancia leitura e Escrita (0,35 segundos)

"Leitura e Escrita " +Brasil (ou seja, a expressão “Leitura e Escrita” e a palavra “Brasil”) - Resultados 1 - 10 de aproximadamente 316.000 para leitura e Escrita + Brasil (0,35 segundos)

"Leitura e Escrita " ~tutorial (ou seja, a expressão “Leitura e Escrita” e os sinônimos de “tutorial” (guia, manual etc.) - Resultados 1 - 10 de aproximadamente 46.100 para "Leitura e Escrita " ~tutorial (0,40 segundos)






Para as expressões do item 3, como um todo, registre abaixo PELO MENOS 10 (dez) links visitados e classifique-os segundo o seguinte roteiro: (acrescente outras linhas à tabela se você quiser listar mais de 10 links)

http://www.meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-importancia-leitura-escrita.htm

http://www.presencapedagogica.com.br/capa6/artigos/31.pdf

http://wwgos/aimportanciadoatodeescrever_02.shtmlw.cintiabarreto.com.br/arti

http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2002/ler/ler0.htm

http://www.revista.inf.br/pedagogia09/pages/artigos/edic09-anov-art03.pdf

http://www.webartigos.com/articles/3046/1/A-Importancia-Da-Leitura-Nas-Series-Iniciais/pagina1.html

http://www.edukbr.com.br/leituraeescrita/

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_13_p037-042_c.pdf

http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?texto=268

http://www.parabolaeditorial.com.br/vol3.pdf

A página visitada atende exatamente ao que foi solicitado? Ou seja, determine se a página é relevante ou não.

sim

Se a página é relevante, quais informações ela possui que são importantes para o tema?

Várias informações que atende a necessidade, e dados importantes na orientação do projeto, além do mais quase todo conteúdo. Temos que ler o que deve ser absorvido e o que deve ser deletado e transformar informação em conhecimento.

As informações respondem suas dúvidas ou acrescentam algo àquilo que você já conhecia sobre o tema? Ou seja, determine se o site é mais completo ou ainda incompleto.

Na página da Web encontramos os seus pontos positivos e negativos, ela proporciona um fluxo ininterrupto de informações disponíveis em qualquer ponto do mundo. Em contrapartida, discernir o que deve ser absorvido e o que deve ser deletado ficou mais complicado depois da internet, como já disse acima cabe ao leitor transformar informação em conhecimento, lendo de forma crítica e cuidadosa

A página tem links para outras páginas que completam o tema? Ou seja, determine se o site é rico em recursos ou não.

Sim, tem outros links, percebe-se muito rico em recursos similares.

A página é de alguma instituição conhecida? É do governo, de alguma universidade, ONG ou de algum portal educativo? Ou seja, determine se o site é confiável ou não.

Sim,

Se você achou que o site irá satisfazer a sua pesquisa, anote como escolhido; caso contrário, diga que não será escolhido.

Não será escolhido.

Utilize a classificação acima para, do lado direito da tabela, fazer uma espécie de pequeno fichamento dos sites consultados.

Expressão: “Leitura e Escrita”

Site 1: A importância da leitura e da escrita na educação básica

http://www.meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-importancia-leitura-escrita.htm



Perfeitamente relevante. A página possui infos relevantes sobre a Leitura e a escrita. Acrescentou várias coisas, A página não tem links para outras páginas, mas tem links para notícias e também para entrevista com especialista. Não dá pra determinar direito, mas parece que o site é de uma ONG interessada em uma campanha de esclarecimento sobre o tema. De qualquer forma será escolhido.





Expressão: A Importância Da Leitura Para Aquele Que Escreve

Site 2: http://www.cintiabarreto.com.br/artigos/aimportanciadoatodeescrever_02.shtml








Perfeitamente relevante. A página possui infos relevantes sobre a Leitura e a escrita. Acrescentou várias coisas, A página não tem links para outras páginas

Expressão: A importância do ato de escrever

Site3:http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2002/ler/ler0.htm
Perfeitamente relevante. A página possui infos relevantes sobre a Leitura e a escrita. Acrescentou várias coisas.

Expressão: Leitura e Escrita

http://www.revista.inf.br/pedagogia09/pages/artigos/edic09-anov-art03.pdf
Perfeitamente relevante. A página possui infos relevantes sobre a Leitura e a escrita. Acrescentou várias coisas.

Expressão: Ler e Escrever, compromisso da escola

Site 5:http://www.revista.inf.br/pedagogia09/pages/artigos/edic09-anov-art03.pdf
Perfeitamente relevante. A página possui infos relevantes sobre a Leitura e a escrita. Acrescentou várias coisas, A página não tem links para outras páginas.

Expressão: A importância da leitura na formação do indivíduo.

Site 6:http://www.revista.inf.br/pedagogia09/pages/artigos/edic09-anov-art03.pdf
Perfeitamente relevante. A página possui infos relevantes sobre a Leitura e a escrita.

Expressão: A importancia da leitura nas series iniciais.

Site 7:http://www.webartigos.com/articles/3046/1/A-Importancia-Da-Leitura-Nas-Series-Iniciais/pagina1.html
Perfeitamente relevante. A página possui infos relevantes sobre a Leitura e a escrita. Acrescentou várias coisas.

Expressão: Leitura e Escrita

Site 8:http://www.edukbr.com.br/leituraeescrita/
Perfeitamente relevante. A página possui infos relevantes sobre a Leitura e a escrita.

Expressão: A importância da leitura na sociedade contemporanea e o papel da escola nesse contexto.

Site 9:http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_13_p037-042_c.pdf
Perfeitamente relevante. A página possui infos relevantes sobre a Leitura e a escrita.

Expressão: Na ponta da língua - A aprendizagem da leitura e da escrita

Site 10:http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?texto=268
Perfeitamente relevante. A página possui infos relevantes sobre a Leitura e a escrita.












5. Utilize agora PELO MENOS UMA busca em CADA UMA das categorias avançada, restrita e especializada. Relacione abaixo essas expressões de busca.

Exemplos:

"Leitura e Escrita" importância (ou seja, uma busca avançada de expressões “emissão de importância” que aparecem em páginas de (“Leitura e escrita”)

""Leitura e Escrita" importância site:http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=xgQ&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&q=leitura+e+escrita+Importancia&btnG=Pesquisar&meta=&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=





6. Para as expressões do item 5, como um todo, registre abaixo PELO MENOS 5 (dez) novos links visitados e classifique-os igualmente segundo a classificação apresentada e, igualmente, utilize-a para, do lado direito da tabela, seguir fazendo os seus pequenos fichamentos dos sites consultados.

Exemplo: (substitua, naturalmente)

Expressão:

Site 1:www.presencapedagogica.com.br/
Possui, além da definição de “Leitura e escrita” requisitada, um bom conteúdo e é acrescentado muitos dados poemas eventos etc...

Expressão:

Site 2: www.meuartigo.brasilescola.com ›
Possui, além da definição de “Leitura e escrita” requisitada, um bom conteúdo e é acrescentado muitos dados poemas eventos etc...

Expressão:

Site 3: weblog.com.pt/arquivo/007928.html
É um blog e possui, além da definição de “Leitura e escrita” requisitada, um bom conteúdo, porém não confiável.

Expressão:

Site 4: www.cintiabarreto.com.br/.../aimportanciadoatodeescrever_02.shtml
Possui, além da definição de “Leitura e escrita” requisitada, um bom conteúdo e é acrescentado muitos dados poemas eventos etc...

Expressão:

Site5:www.idbrasil.org.br/drupal/q=node/16065
É um blog e possui, além da definição de “Leitura e escrita” requisitada, um bom conteúdo, porém não confiável.








7. Utilize agora o Google Images (images.google.com.br) para fazer uma busca por imagens relevantes para a sua pesquisa. Relacione abaixo pelo menos 3 (três) expressões de busca, os sites pesquisados e uma das imagens relevantes obtidas em cada caso.
(Obs.: Muito cuidado ao utilizar em seu trabalho uma imagem da Internet/Web. Veja antes quais são as restrições de copyright e, havendo permissão de uso, nunca deixe de fazer a referência!)
Aumente o número de linhas desta tabela, se quiser ou precisar.

Exemplo:

Expressão: “Leitura e Escrita”

Site: http://http://www.htmhelen.com/




Exemplo:

Expressão: Leitura e Escrita” “

Site: cidadaopg.sp.gov.b


Exemplo:

Expressão: Leitura e Escrita”

Site: duquenseuno2.blogspot.com











8. Por último, utilize o Google News (news.google.com.br) para pesquisar as notícias mais recentes publicadas que sejam relevantes para o seu tema. Registre abaixo PELO MENOS 3 (três) delas.

Título da notícia: Capacitação de professores

Veículo: - Jornal Novo Tempo - Ter, 13 de Abril de 2010 10:47

Início da notícia: O Departamento municipal de Educação de Santa Izabel do Oeste promoveu curso de capacitação para professores da rede pública municipal, apresentando o “método boquinhas-Alfabetização.



Comentário: Muito interessante a iniciativa do departamento Municipal de Educação. Percebe-se que o recurso tem se tornado um ícone no processo de alfabetização de nossas crianças, levado adiante pelos educadores que o conhecem, por meio das escolas que tomam contado em cursos de capacitação e sobretudo pelos resultados conferidos e a praticidade de utilização.

Título da notícia: «Contornos da Palavra», uma reflexão sobre a leitura e a escrita infanto-juvenil

Veículo: - Notícias Lusófonas - 13-Apr-2010 - 16:06

Início da notícia: A Câmara Municipal e a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo apresentam a semana dos “Contornos da Palavra”, uma iniciativa dirigida a educadores de infância, professores do ensino básico e secundário, professores bibliotecários, professores de educação especial e todos os interessados em pedagogia da leitura, mediadores da leitura e animadores socioculturais.



Comentário: Muito interessante a iniciativa dos educadores, Um bom exemplo para nós.

Título da notícia: BIENAL DO LIVRO

Veículo: Rede Bom dia - Quarta-feira, 14 de abril de 2010 - 02:15

Início da notícia: Programação da quarta Bienal do Livro, que será realizada em Rio Preto entre os dias 30 de abril a 9 de maio, é definida pela secretaria

Comentário:Achei a notícia interessante porque, no meio de tantas notícias ruins, esta é uma notícia de alento e de crescimento para o nosso meio.





. Como você imagina ser o formato final da apresentação do seu projeto? Um website, wiki, blog, jornal, artigo, programa de rádio, de TV, exposição na feira da escola etc.? Ou seja, os resultados do projeto serão publicados na própria Internet/Web ou terá alguma outra forma de publicação? Indique abaixo como você imagina publicar o resultado da sua pesquisa com vias ao projeto.
Não deixe de considerar, entretanto, a característica colaborativa que se imagina ter neste projeto. Do ponto de vista de educação, trata-se de uma oportunidade de incrementar as habilidades de comunicação entre os jovens, tornando-os produtores e editores de conteúdos próprios e de terceiros.
Vale dizer que recomendamos fortemente publicar na Internet/Web como uma forma de dar maior alcance aos produtos desenvolvidos na escola, oferecendo a alunos e professores a oportunidade de agir como promotores de cultura. Nada impede, entretanto, publicar na Internet/Web e também em outra “mídia”.

Responda aqui. Será publicado em nosso Blog já criado para trabalhos da UFJF trabalhocolaborativo-ticef-salinas@blogspot.com








10. E, fechando o design do seu projeto, como você espera comunicar digitalmente o seu projeto? Através de fóruns, salas de bate-papo, listas de discussão, emails ou outra ferramenta de comunicação?

Responda aqui. Todos eles. Fóruns, emails etc...