quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

TRABALHO COLABORATIVO NO CURSO TICEF - MÓDULO DE ACOLHIMENTO!!!


EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


CARACTERÍSTICAS

  • Separação entre estudante e professor;
  • Influência de uma organização educacional, especialmente no planejamento e na preparação dos materiais de aprendizado;
  • Uso de meios técnicos – mídia;
  • Providências para comunicação em duas vias;
  • Possibilidade de seminários (presenciais) ocasionais.

ENTRE VOCÊ TAMBÉM NO MUNDO DA EAD!

2 comentários:

  1. PROJETO PEDAGÓGICO – MAPA CONCEITUAL - Desenvolvido pela pedagoga Osana Santana Prado Fonseca.

    UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UFJF

    1.IDENTIFICAÇÃO: Mapa Conceitual com ênfase na compreensão dos textos.

    2.DESCRIÇÃO: É destinado aos alunos do curso de Pós-graduação da UFJF.

    3.JUSTIFICATIVA: Este foi motivado pelo desejo de promover, de forma dinâmica, uma maior conscientização da importância do texto graficamente estruturado de uma grande diversidade de assuntos. Aprendendo esta técnica poderemos aplicá-la ao estudo do material pedagógico deste curso, com proveito, sendo que faz parte do processo pedagógico.

    4.ÁREA DE INFLUÊNCIA: Informática, Área pedagógica – Incluindo todo corpo docente, Jornalismo, Língua Portuguesa, Artes, etc...

    5.OBJETIVO GERAL: Facilitar a compreensão dos textos, representados graficamente.

    6.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
    - Reconhecer a importância dos textos;
    - Estimular o aluno na leitura dinâmica, através da representação gráfica;
    - Convívio e a interação do aluno com o ambiente gráfico, e com os várias ferramentas;
    - Reconhecer a hierarquia e estruturação de um texto;
    - Organizar as idéias de um texto;

    7.RECURSOS:
    - Textos, entrevistas, etc...
    - Folha de papel,
    - Lápis e borracha;
    - Máquina fotográfica
    - Programas de computador pra execução do mapa;


    8.PROCESSAMENTO:
    - Na 1ª etapa os alunos da UFJF colherão informações através das apostilas e lerão os textos da plataforma.
    - Na 2ª etapa haverá a conclusão das leituras feitas com elaboração do histórico documental, confecção do mostruário dos mapas e seus respectivos nomes e usos; Após a confecção do mapa, fotos do mapa, representação gráfica, estrutura, preposições, e mapa com localização.
    - E na 3ª etapa a culminância em 22/12 com apresentação do histórico documental, enviado por e-mail a UFJF, exposição de painéis informativos, no novo Blog da UFJF do grupo 4, da disciplina TICEF.

    9.CRONOGRAMA: De 12/12/2009 à 22/12/2009
    - De 12 à 15 Divulgação do projeto e desenvolvimento da 1ª etapa
    - De 18 à 21 Realização de atividades da 2ª etapa
    - Dia 22/12 Culminância do projeto

    10.AVALIAÇÃO:

    Pretende-se avaliar as habilidades e dificuldades dos alunos:
    - Capacidade de selecionar, organizar as informações
    - Compromisso em todas as etapas
    - Espírito de equipe
    - Articulação de idéias
    - Produção de texto
    - Expressão virtual.

    ResponderExcluir